26.3.12

Pessoas felizes geram melhores resultados

in RR

0 Seminário “Felicidade nas Organizações” decorre amanhã na sede Associação Empresarial de Portugal, no Porto.

Se as pessoas felizes geram melhores resultados, as empresas devem ter todo o interesse em garantir o bem-estar e a satisfação dos seus funcionários.

É esta a máxima que preside ao seminário “Felicidade nas Organizações”, que a uma empresa especializada em comunicação e liderança promove amanhã, na sede Associação Empresarial de Portugal, no Porto. A inscrição tem um custo de dez euros, que revertem para a associação "Acreditar".

No actual contexto financeiro e económico, os portugueses mostram-se cada vez mais pessimistas e vivem num clima de "medo de fazer coisas novas e de serem criativos", por estarem "demasiado preocupados em não perder o emprego", diz Sérgio Almeida, da PowerCoaching.

O responsável sustenta que à crise económica junta-se uma crise motivacional, que o seminário ajuda, precisamente, a ultrapassar, procurando "um propósito para as nossas funções na nossa estadia dentro das organizações".

Os líderes das organizações têm uma importante função na motivação das equipas, já que "são responsáveis por criar um ambiente em que seja possível que as equipas se inspirem" e devem proporcionar-lhes algo que pode ser designado como um "salário emocional”.

Sérgio Almeida faz ainda uma distinção clara ente chefia e liderança: "A chefia está mais focada na tarefa, no acompanhamento directivo, enquanto que a liderança acompanha mais as equipas e trabalha junto delas, de uma forma muito mais próxima".

Neste seminário, domina a tese de que a felicidade é a alavanca para se atingir melhores resultados, porque "pessoas felizes e motivadas são pessoas que vão ter sucesso naquilo que fazem".