26.3.12

Cerca de mil empresas de fecharam desde 2011

in Diário de Notícias

Cerca de mil empresas do setor do transporte rodoviário de mercadorias encerraram desde o início de 2011, deixando no desemprego cerca de cinco mil pessoas, disse à Lusa o presidente da Associação Nacional de Transportadoras Portuguesas (ANTP).

Artur Mota afirmou que, desde o início do ano passado, "desapareceram mil empresas, o que significa uma média de cinco mil postos de trabalho a nível nacional". Além desta situação, existem atualmente várias transportadoras rodoviárias de mercadorias que têm os seus camiões parados. "Há empresas que têm camiões parados, umas porque o serviço não é rentável, outras porque já não conseguem crédito para o combustível", justificou Artur Mota, sem adiantar números.

Outra situação que está a afetar a atividade das empresas do setor é a redução das importações. "Há muita importação e pouca exportação, ou seja, os camiões vão para o estrangeiro e estão lá dias, por vezes uma semana, à espera de carga. Há muitos camiões parados lá fora durante muitos dias", explicou o presidente da ANTP, que foi um dos rostos do bloqueio de dois dias realizado em março do ano passado.

A ANTP, criada depois do bloqueio do verão de 2008, conta atualmente com cerca de 800 associados.