30.3.12

IRS, Desemprego, Medicamentos: o que muda este domingo

in Dinheiro Vivo

IRS
Começa a entrega online das declarações do IRS para as categorias A e H, ou seja, rendimentos provenientes de trabalho dependente e pensões. O período de entrega das declarações via internet prolonga-se até ao fim do mês.

Por outro lado, a 1 de Abril termina o prazo para a entrega das declarações em papel.

A má notícia é que a maioria vai pagar mais imposto, nomeadamente devido à redução de benefícios fiscais e das deduções nos dois últimos escalões do IRS.

Veja aqui o que pode deduzir no IRS para este ano

Subsídio de desemprego
A 1 de abril entram em vigor as novas regras do subsídio de desemprego, mais penalizadoras.

O valor máximo da prestação passa a ficar limitado a 1 048,50 euros (2,5 IAS - Indexante de Apoios Sociais) contra os atuais 1 257, 70 euros (3 IAS).

O período de atribuição do subsído cai para um máximo de 18 meses, contra os atuais 30 meses, a que tal como até aqui pode acrescer uma majoração de até oito meses.

Passados os primeiros seis meses de atribuição do subsídio, o valor da prestação passa a sofrer um corte de 10%. O novo período começa a contar a 1 de abril, o que significa que em Novembro a prestação já será reduzida.

Saiba o que muda no subsídio de desemprego

Medicamentos
Nem tudo são más notícias. O preço dos medicamentos de marca deverá baixar em média 4% a partir do próximo domingo.

Esta descida acontece devido à revisão anual dos preços de referência em Portugal, que obriga ao alinhamento com a média de outros países, como Espanha, Itália e a Eslovénia.

Os genéricos também vão ficar mais baratos, mas só a partir de maio, quando deverão descer em média cerca de 20%.