28.3.12

Subsídio de desemprego aumenta pressão no Orçamento Rectificativo

Margarida Peixoto e Cristina Oliveira Silva, in Económico

A Segurança Social aceitou, em Fevereiro, 900 pedidos de subsídio de desemprego todos os dias.

Em Fevereiro, a Segurança Social aceitou em média 900 pedidos de subsídio de desemprego, todos os dias. No total, foram atribuídas 27.141 novas prestações em apenas um mês. Estes são os dados mais recentes e mostram que a crise continua a ter reflexos no mercado do trabalho - um impacto que será visível no Orçamento Rectificativo que o Governo aprova amanhã em Conselho de Ministros.

Os números incluem os novos pedidos de subsídio de desemprego e de subsídio social inicial (que é atribuído a agregados com baixos rendimentos e tempo de carreira insuficiente para aceder à prestação principal). Face ao mesmo mês de 2011, os dados de Fevereiro mostram uma subida de 57%. Os aumentos têm sido uma constante dos últimos meses: por exemplo, em Dezembro o número de requerimentos aceites quase duplicou em termos homólogos.

O resultado são 350.693 pessoas a receber prestações de desemprego - os números poderão estar ligeiramente sobreavaliados porque pode haver quem tenha transitado de centro distrital durante o mês. É preciso recuar até Julho de 2010 para encontrar um valor tão elevado, o que revela a pressão crescente nos cofres da Segurança Social.