in o Mirante
A Câmara de Vila Franca de Xira vai receber do Instituto de Segurança Social uma verba de 400 mil euros para projectos de combate à pobreza e à exclusão social em dois bairros do concelho: o bairro Olival de Fora em Vialonga e a urbanização do Vale de Arcena, em Alverca.
As verbas, entregues ao abrigo do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social vão servir para dinamizar em cada um dos bairros várias iniciativas ligadas ao emprego, qualificação, intervenção familiar e novas tecnologias da informação. As iniciativas a realizar farão parte de um plano de acção que vai ser elaborado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR), sediada no bairro Olival de Fora.
O protocolo de compromisso foi assinado na tarde de 26 de Março, no salão nobre dos Paços do Concelho em Vila Franca de Xira e contou com a presença do secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa.
“Estes projectos de proximidade são fundamentais porque não há coesão social sem segurança económica. Para isso temos de ter respostas que, numa lógica de respeito pela comunidade, promovam a participação destas comunidades na decisão do seu futuro”, frisou Marco Costa. Os Contratos Locais de Desenvolvimento social visam promover a inclusão social dos cidadãos de bairros problemáticos.
A presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha (PS), congratulou-se com o protocolo assinado e destacou que é preciso acabar com a exclusão que se vive nestes bairros. “É um apoio a uma comunidade que queremos que deixe de ser sinalizada pelos piores motivos. A intervenção social é muito relevante e por aí passa a estabilidade do próprio país”, defendeu.