26.3.12

Construção pode ficar com menos 140 mil trabalhadores até ao fim do ano

in RR

Construção pode ficar com menos 140 mil trabalhadores até ao fim do ano
Áudio Reis Campos apresenta os números negros

O sector da construção pode fechar 2012 com menos 14 mil empresas e 140 mil trabalhadores. A previsão é avançada à Renascença pelo presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.

“Até ao final do ano, se nada for feito, não for avançado o lançamento do mercado reabilitação urbana, se não houver o reajustamento das regras de acesso ao QREN, o sector vai perder 140 mil trabalhadores este ano e cerca de 13 ou 14 mil empresas”, indica Reis Campos.

A cada dia, quase 400 trabalhadores da construção caem no desemprego. Para travar a tendência, é necessário uma estratégia que passe, nomeadamente, pelo relançamento do mercado de reabilitação urbana pode evitar uma contabilidade tão negra.

“Uma vez que estamos a perder, por dia, cerca de 380 postos de trabalho e cerca de 16 empresas. Ou seja, a construção é, neste momento, a actividade mais afectada com a política de austeridade imposta pelo Governo. Quedas, face ao ano passado, de 64,4%, promoções de concursos públicos e 38% do valor dos concursos adjudicados”, aponta Reis Campos, acusando o Governo de fazer “cortes cegos”.