30.3.12

Trabalho - Salário médio mundial é de 1108 euros

in Diario de Noticias

Economistas da OIT, citados pela BBC, fizeram contas complicadas e têm uma comparação mundial de salários.

Economistas da Organização Internacional de Trabalho (OIT) elaboraram uma comparação internacional de salários que permite mostrar algumas das disparidades existentes no mundo. O salário médio mundial, calculam estes especialistas, é equivalente a 1108 euros (1480 dólares). Este trabalho ainda é preliminar e foi divulgado pela BBC.

Um assalariado americano ganha o dobro do valor médio mundial (3263 dólares) e serão necessários quase cinco trabalhadores indianos para somar essa quantia, pois na Índia o salário médio anda pelos 295 dólares mensais. Um trabalhador chinês já ganha o dobro de um indiano e no Brasil, o valor atinge 778 dólares, em média.

Os técnicos usaram paridades de poder de compra (um dólar PPC é igual o que se pode comprar com um dólar nos EUA). Este indicador permite fazer comparações entre países, pois a taxa de câmbio das moedas não mostra o verdadeiro valor do dinheiro no local onde ele é gasto. Por exemplo, um chinês que ganhe 1500 yuan terá apenas 200 dólares de salário, convertido no banco, mas em PPC ganha 400 dólares.

Os economistas da OIT hesitaram em publicar esta informação, que é controversa e envolve cálculos complexos. Por enquanto, só foram reunidos dados de 72 países. Infelizmente, Portiugal não está concluído. Os valores também são anteriores à crise financeira. A média grega, por exemplo, é quase idêntica à espanhola, 2352 dólares. A Espanha, aliás, está pertíssimo da Islândia, que quando os dados foram recolhidos (2009) estava no auge da sua crise.