24.3.12

Luta contra a fome depende da gestão da água

Texto Cristina Santos, in Fátima Missionária

Deve haver uma melhor gestão dos recursos hídricos para alimentar o mundo; reduzir a quantidade de comida desperdiçada permite poupar enormes quantidades de água, alertam responsáveis das Nações Unidas


«Se não usarmos a água de uma forma mais inteligente na agricultura, não estaremos em condições de eliminar a fome e estaremos a abrir as portas a uma série de outros males», como a seca, as crises alimentares e a instabilidade política, alertou ontem o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. «A água irá ter um papel central na criação do futuro que desejamos», afirmou, lembrando que em muitas regiões do mundo a agua é cada vez mais escassa e as taxas relativas à produção agrícola estão a estagnar.

Também o diretor da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação a Agricultura), José Graziano da Silva, referiu que era importante investir em hábitos alimentares mais saudáveis e na redução dos desperdícios. Para isso é necessário apostar nas pessoas, nas infraestruturas, na educação e sensibilização. Segundo a FAO, todos os anos são desperdiçadas 1,3 mil milhões de toneladas de comida. Reduzir essa cifra permitiria poupar enormes quantidades de água.

Atualmente, cerca de 1,6 mil milhões de pessoas vivem em países ou regiões onde a água é escassa. Dois terços da população mundial poderão estar a viver numa situação de «stress hídrico» até 2025. Cada ser humano consome em média entre dois e quatro litros por dia mas são necessários entre 2.000 e 5.000 litros de água para produzir a comida necessária para alimentar uma só pessoa.