29.3.12

Salários vão ser penalizados por pressão do desemprego

in RR

Os salários vão ser "fortemente condicionados" neste e no próximo ano pelo crescimento do desemprego e pela continuação dos efeitos das medidas de austeridade, prevê o Banco de Portugal (BdP) no seu Boletim Económico de Primavera, hoje divulgado.

"A actual projecção contempla uma redução dos custos unitários do trabalho no sector privado em 2012 e 2013, num contexto em que a evolução dos salários deverá ser fortemente condicionada pelo agravamento da situação no mercado de trabalho", escreve o Banco central.

O relatório do Banco de Portugal nota também que o crescimento dos salários será igualmente afectado "pelo impacto da suspensão dos subsídios de férias e de Natal no sector público, bem como pela redução de 50% nas retribuições por trabalho suplementar que deverá entrar em vigor neste ano".

Menos empregos este ano
O emprego vai reduzir-se 3,6% este ano e voltará a cair 0,7% em 2013. Segundo projecções, em 2012 "a contracção mais acentuada" vai ocorrer no sector privado. No ano seguinte, a redução do emprego será mais acentuada no sector público.

O boletim sublinha que, neste contexto, "assumem particular relevância as reformas estruturais" ligadas à competitividade.

O Banco de Portugal não divulga projecções específicas sobre a taxa de desemprego. No entanto, regista que houve um "aumento muito significativo" do desemprego no final de 2011, que ficou acima das expectativas, atingindo os 14%.

O Banco de Portugal prevê uma recessão para este ano uma décima acima das previsões do Governo. A previsão é de 3,4% e a do Governo, inscrita no orçamento rectificativo, é de 3,3. Já em 2013 o cenário será de estagnação.