in Jornal de Notícias
A metro do porto vai manter o desconto de 25% no passe mensal Andante para estudantes até aos 25 anos. Apesar do corte dos subsídios do Governo - com os passes 4-18 e Sub 23 reservados a famílias mais carenciadas - as empresas associadas ao Andante vão continuar a praticar o desconto.
Segundo fonte da Metro do Porto, o passe social de estudante foi criado em 2003 e, em conjunto com os dois subsidiados pelo Estado (4- -18 e Sub 23), no ano letivo passado beneficiavam deles cerca de 50 mil alunos. "Possivelmente, os estudantes que deixaram de ter apoios do Estado passarão para esta modalidade da empresa", pelo que não se espera uma grande alteração no número de beneficiários, disse a mesma fonte.
Os passes 4-18 e Sub 23 foram criados pela anterior legislatura, há cerca de quatro anos, e, após um corte, a meio do ano letivo anterior, passou de uma comparticipação de 50 para 25%. Neste momento, reserva-se apenas a estudantes de famílias mais carenciadas.
"A partir do momento em que o Estado decide acabar com o pagamento, acaba-se o passe de estudante. Agora, o passe social da Metro do Porto já faz parte da política da empresa, por isso, não acaba", assegurou.