21.4.13

Andaluzia vai dar três refeições a crianças pobres

por Ana isabel Machado, editado por Patrícia Viegas, in Diário de Notícias

Com o impacto da crise financeira em Espanha, a região da Andaluzia tornou-se uma das mais afectadas do país vizinho. Porém, parece haver agora boas notícias. A região, localizada no sul de Espanha, prepara-se para introduzir uma nova legislação que garante a todas as crianças pelo menos três refeições por dia, numa altura em que a divisão social é cada vez maior (estima-se que a diferença entre o rendimento média dos ricos e dos mais pobres tenha aumentado em 30% desde 2006).

À estação de rádio Cadena Ser, a Ministra Regional para a Igualdade Susana Diaz disse: "As estatísticas mostram que cerca de seis em cada 100 crianças na Andaluzia estão em situação de extrema pobreza", sendo esta a principal razão para a implementação da nova lei. A ministra acrescentou que as refeições serão dadas durante a semanas nas escolas, ONG's e centros de actividades infantis.

Com oito milhões de pessoas, a Andaluzia é a região mais populosa de Espanha e tem uma taxa de desemprego de 35,86%, colocando-se acima da média nacional de 26,02%.

Esta medida insere-se num projeto de lei que visa lutar contra a "exclusão social". Também as ilhas Canárias tomaram medidas semelhantes em março passado: cerca de 130 escolas estarão abertas neste verão para receber e alimentar as crianças mais pobres, um número que ronda os oito mil estudantes.