19.4.13

Número de casos sobre idosos na Associação Apoio à Vítima cresceu 179% entre 2000 e 2012

in Correio do Minho

O número de processos relativos a pessoas idosas, seja denúncias ou pedidos de ajuda, na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) aumentou 179% nos últimos doze anos, passando de 290 casos em 2000 para 890 em 2012.

Este dado foi deixado ontem na subcomissão da Igualdade, no Parlamento, onde três membros da associação estiveram a dar conta do que a APAV tem feito em matéria de violência contra as pessoas idosas.

Em resposta a uma pergunta colocada pelo deputado do PSD Mendes Bota sobre as estatísticas da associação, Maria de Oliveira, técnica de direção da APAV, apontou que entre 2000 e 2012 a associação registou um aumento de cerca de 179% dos processos de apoio relativos a pessoas idosas vítimas de crime.

“Em 2000 tivemos 290 processos e em 2012 tivemos 890 processos e, se nós formos alargar o espectro dos 60 ou mais anos, o número aumenta mais ainda”, revelou Maria de Oliveira, referindo que o Observatório de Envelhecimento e Natalidade está a fazer um estudo sobre o envelhecimento com base em inquéritos a pessoas a partir dos 35 anos.

Por outro lado, a jurista da APAV Carmen Ludovico lembrou que existem várias formas de violência contra os idosos, que não se resumem à violência física, mas passam também pela violência sexual, psicológica ou financeira.

Sobre essa matéria, lembrou que há cada vez mais casos de idosos a serem retirados das instituições onde residem para voltar a viver com os filhos ou de filhos que ficam desempregados e voltam a viver com os pais, ressalvando que em ambos os casos as pensões dos mais idosos são muitas vezes o sustento de toda a família e que isso provoca um clima de tensão que pode degenerar em violência.