16.4.13

FMI mantém expectativa de recessão de 2,3% para Portugal com desemprego a bater máximo histórico

in iOnline

O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve hoje as previsões para a economia portuguesa acordadas com a ‘troika’, de uma recessão de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e de um crescimento de 0,6% em 2014.

As previsões incluídas no ‘World Economic Outlook’ hoje divulgado são feitas com informação com algumas semanas, não incluindo assim mudanças derivadas da declaração de inconstitucionalidade de quatro normas do Orçamento do Estado para 2013 pelo Tribunal Constitucional.

O Governo ainda negoceia esta semana as medidas que serão utilizadas para compensar o chumbo, que provoca um buraco nas contas na ordem dos 1.326 milhões de euros de acordo com as contas do Ministério das Finanças.

Assim, estas mudanças devem ser incorporadas por altura da próxima revisão das previsões pela ‘troika’, que ocorre habitualmente a cada revisão.

Nas projeções do FMI mantém-se também a previsão de subida da taxa de desemprego para 18,2% este ano e 18,5% no próximo ano (novos máximos históricos) tal como assumido por Vítor Gaspar na conferência de imprensa de apresentação dos resultados sétima avaliação do programa de assistência no dia 15 de março.