7.6.13

Governo anuncia 80 contratos contra desemprego e pobreza infantil

in RR

Ministro da Solidariedade e da Segurança Social diz que se trata de um investimento de 20 milhões de euros.

O Governo vai assinar 80 contratos locais com autarquias e instituições sociais para "combate ao desemprego e à pobreza infantil”.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, no Parlamento, pelo ministro da Solidariedade e da Segurança Social, e representa um investimento de 20 milhões de euros.

Pedro Mota Soares, no encerramento da interpelação do PS ao Governo, explicou que os estes contratos vão ser implementados em “territórios determinados do nosso país mais envelhecidos ou fortemente atingidos por calamidades”.

Os primeiros 58 contratos serão assinados esta sexta-feira, referiu o ministro da Solidariedade.

Mota Soares referiu-se também à "carta comum de balanço e compromisso", um documento "consensualizado em reunião permanente do sector social" na terça-feira. Segundo o ministro, no documento reconhece-se "a mais-valia da proximidade de quem está, diariamente, no terreno, dando real sentido ao princípio de subsidiariedade".

"Ao confiar nas instituições garantimos sobretudo que estamos também a preservar um património único no mundo: o modelo social europeu a protecção que este presta aos cidadãos", sustentou.

Nesta interpelação ao Governo, Sónia Fertuzinhos, do PS, confrontou os ministros com o desemprego que “aumentou em 277 mil pessoas” e com os 60% de desempregados sem qualquer apoio.

O ministro da Economia apresentou a sua leitura dos números do desemprego. Álvaro Santos Pereira garantiu que os números do Instituto do Emprego e Formação Profissional indicam que a tendência de crescimento do desemprego tem abrandado.

Dois anos depois das eleições legislativas, ficou ainda o elogio do PSD ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.