23.7.13

Dilma propõe "aliança global de combate à fome e pobreza"

in RR

Presidente do Brasil deu as boas-vindas ao Papa Francisco, que chegou esta segunda-feira ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude.

A presidente do Brasil propôs, na recepção ao Papa Francisco, a criação de uma coligação internacional de combate à fome e à pobreza.

“Sabemos que a fome e a sede de justiça têm pressa. A crise económica que desemprega e retira oportunidades a milhões pelo mundo fora obriga-nos a um novo senso de urgência para combater a desigualdade", afirmou Dilma Rousseff, na sede do governo do Rio de Janeiro, o Palácio Guanabara.

Dilma considera que a participação do Papa, "um homem que veio do povo latino americano, que veio da nossa irmã, vizinha, Argentina, agregaria mais condições para criar uma ampla aliança global de combate à fome e à pobreza, uma aliança de solidariedade, de cooperação e humanitária”.

A chefe de Estado deu as boas-vindas ao Papa, que chegou esta segunda-feira ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude, e subscreveu as recentes palavras de Francisco sobre a “globalização da indiferença”, que deixa as pessoas insensíveis ao sofrimento do próximo.

“Estratégias de superação da crise centradas só na austeridade, sem a devida atenção aos enormes custos sociais que ela acarreta, golpeiam os mais pobres e os jovens, que são pelo mundo fora as principais vítimas do desemprego, geram xenofobia, violência e desrespeito pelo outro. O Brasil muito se orgulha de ter alcançado extraordinários resultados nos últimos dez anos na redução da pobreza, superação da miséria e na garantia da segurança alimentar à nossa população”, salientou Dilma Rousseff.

A presidente brasileira também fez uma referência aos protestos das últimas semanas no seu país, com milhares de pessoas a saírem à rua a pedir mais saúde e educação.

“A juventude tem sido protagonista. Clama por mais direitos sociais, qualidade de vida, respeito. Os jovens exigem respeito, ética e transparência, querem que a política não seja território dos privilégios e regalias. A juventude brasileira está empenhada na luta por uma nova sociedade. Esse é um momento muito especial para esta Jornada Mundial da Juventude, porque desperta nos jovens os melhores valores: alegria, optimismo, coragem e valores cristãos”, concluiu Dilma Rousseff.