in Jornal de Notícias
Os portugueses recorrem cada vez mais a sites de relacionamento amoroso, e a crise económica está mesmo a impulsionar o negócio, que a nível europeu movimenta anualmente mais de 800 milhões de euros.
Para a investigadora brasileira Birgit Semper, responsável por um estudo de 2012 sobre o mercado de 'on-line dating' no Brasil, Portugal e outros países europeus, "houve um grande 'boom' que inclui não só os internautas mais tradicionais como também um público que procura algo mais radical".
"Contatos de sexo e relacionamentos adultos, 'swing' e fetiche estão entre os mais procurados e rentáveis", disse à Lusa Semper, para quem "é fácil explicar" o aumento da procura destes serviços dado que na conjuntura de crise.
"As pessoas estão deprimidas, não têm trabalho, não têm muito dinheiro e não têm namorado/namorada. As agências de encontros podem mudar isso ativamente (...) com a crise o mercado do 'online dating' tem vivido um 'boom' gigante", disse à Lusa.
Liliana Duarte (Amore Nostrum) confirma que a "afluência de clientes tem aumentado de modo regular, com uma entrada de cerca de 100 novos casos a cada mês".
A Amore Nostrum que, segundo Liliana Duarte, psicóloga e diretora-geral, se assume como "a agência matrimonial nº1 em Portugal, e a mais antiga", tem inscrições desde 350 euros até acima dos 1.000 euros.
"Quem nos procura, desde logo apontando o casamento como meta, não é, como à primeira vista se poderia imaginar, do género tímido ou sem atrativos", referiu Liliana Duarte acrescentando que pessoas de todas as profissões procuram a Amore Nostrum.
Algumas das empresas 'online' de encontros mais procuradas em Portugal como a be2, AdultFriendFinder, Meetic e C-date disponibilizam serviços gratuitos que permitem por exemplo publicar perfis, aceder a salas de chat e ler resultados de testes de personalidade, mas funcionam com serviços pagos de assinaturas mensais, trimestrais, semestrais e até mesmo anuais.
Quanto maior for o período de assinatura, mais os clientes podem poupar. Por exemplo a página para encontros sexuais e 'swing' AdultFriendFinder, oferece uma assinatura de 12 meses por 9.99Euro/mês, enquanto a assinatura por 1 mês custa 40,99Euro.
Miguel Moreira da SpeedParty, criada em 2005, que tem um conceito diferente da agência matrimonial e que se foca eventos para solteiros, disse que "após os 2 primeiros anos, a procura foi aumentando gradualmente especialmente devido ao passa-palavra de outros participantes" e que no caso concreto dos seus eventos "o mercado está em desenvolvimento", com "bastante procura e grande interesse".
"O valor dos serviços varia consoante o evento em que querem participar", referiu Miguel Moreira, fonte da SpeedParty, acrescentando que por exemplo um Speed Dating custa 26 euros, uma Dinner Party 35 euros e que as viagens e cruzeiros para solteiros" têm um preço variável.
O estudo sobre 'sites' de encontros realizado por Birgit Semper, em 2011-2012, refere que estes negócios geraram 4,8 milhões de lucros em 2011, aumentando 14% em relação ao ano de 2010, e que cerca de 450 mil portugueses por mês procuram relacionamentos na internet.
O Meetic, página com mais de 150 mil usuários em Portugal, foi o único servidor europeu, que atingiu 178 milhões de euros de faturação em 2011, correspondendo a uma quota de mercado de 21,9%. Outras 14 empresas do setor venderam entre dez e 50 milhões de euros.
O estudo revelou que os europeus gastaram cerca de 811 milhões de euros em 'sites' de procura de relacionamentos e que 85% dessa receita de negócios é gerada principalmente a partir de taxas de adesão de membros 'premium' que pagam assinaturas, embora também existam serviços pagos individualmente.
A página na internet C-date foi indicada como líder neste setor em Portugal, contando com cerca de 170.000 perfis no país e aproximadamente 15 milhões em todo o mundo.
Miguel Duarte, da SpeedParty disse à Lusa que os consumidores dos serviços para solteiros que a empresa proporciona "são essencialmente homens e mulheres heterossexuais, dos grandes centros urbanos, com idades entre os 25 e os 55 anos".
A procura de 'sites' de "anúncios de contactos enfraqueceram um pouco ao contrario dos 'sites' de contatos de sexo e relacionamentos de adultos e agências matrimoniais 'online' que são consistentemente mais fortes", referiu Birgit Semper, especialista em encontros 'online'.
Apesar do aumento da procura por estes serviços e do sucesso de várias empresas da área, Birgit Semper referiu que 85% destas páginas surgem e desaparecem em menos de um ano pelo facto de ser "um mercado extremamente competitivo".