25.7.13

População de Anha corta acesso a locais de prostituição

Luís Henrique Oliveira, in Jornal de Notícias

Dezenas de moradores de Vila Nova de Anha, Viana do Castelo, manifestaram-se, ao final da tarde de quarta-feira, de forma espontânea, contra a prostituição que asseguram "há muito" proliferar junto à estrada nacional que atravessa a localidade, ligando Viana do Castelo à praia da Amorosa.

Munidos de uma retroescavadora, encerraram inúmeros acessos às matas da localidade, principalmente os situados junto à praia do Rodanho, dos locais "mais procurados" para a prática da prostituição, afiançam.

"Por vezes, chegam aqui a estar mais de 20 mulheres, num local por onde passam crianças e inúmeras pessoas, a caminho da praia da freguesia. É uma vergonha, que parece não ter fim. Daí a nossa atitude", insurgiu-se, indignado, um dos protestantes, considerando tratar-se de problema que a localidade "quer, há muito, ver resolvido".

Semelhante juízo formularia, no local, o autarca de Anha, Rui Matos, segundo o qual "apesar de inúmeras participações, às mais diversas entidades, o problema continua a verificar-se".

Afiançando que o protesto "não partiu da Junta, mas da população, cansada de esperar por uma resposta", asseverou: "Marcamos (alguns dos elementos da Autarquia local), aqui, a nossa presença porque não podia ser de outra forma. Esta é imagem que queremos, de uma vez por todas, ver erradicada da freguesia".