26.7.13

Há cinco anos que não se criavam tantos negócios em Portugal

por Rui Neves, in Negócios on-line

Nos primeiros seis meses deste ano foram criados em Portugal 20.051 negócios, mais do dobro das empresas que fecharam ou estão insolventes.

As empresas e empregos criados estão longe de compensar os negócios extintos e os postos de trabalho perdidos, mas há uma dinâmica empresarial em curso no Portugal produtivo de 2013. Desde Dezembro passado que, mês após mês, as estatísticas comparam em crescendo o número de empresas constituídas em relação ao ano passado. Há cinco anos que não se criavam tantos negócios em Portugal. E pela primeira vez desde 2009, o número de insolvências caiu.

Nos primeiros seis meses deste ano, foram constituídas no País 20.051 novas empresas, mais 17,8% do que na primeira metade do ano passado, de acordo com o Barómetro Empresarial Informa D&B, publicado esta sexta-feira. Até Março, o ritmo de crescimento foi de quase 25% - cerca de 46% em Janeiro, o mais alto nos últimos cinco anos –, tendo o segundo trimestre confirmado a tendência positiva do primeiro ao firmar uma subida homóloga de 8,6%.

"Esta tendência, a manter-se no segundo semestre, poderá transformar o ano de 2013 no mais alto em termos de constituições desde 2009", enfatiza a Informa D&B. Já as insolvências de empresas, depois de subirem consecutivamente durante cinco anos, fecharam o primeiro semestre com uma queda homóloga de 6,2%, correspondentes a 3.018 processos iniciados. Um fenómeno que, apesar de tudo, deverá ser relativizado tendo em conta que o programa Revitalizar, que absorve algumas das tradicionais insolvências, arrancou há pouco mais de um ano.

Ainda segundo a análise da Informa D&B, que utiliza os dados publicados no portal do Ministério da Justiça, o desaparecimento de empresas também está em regressão. No primeiro semestre foram fechadas definitivamente (dissoluções) 6.848 empresas, menos 16,8% do que no mesmo período do ano passado. Se este nível de encerramentos se mantiver durante o resto de 2013, realça a consultora, "será mais baixo do que o total de encerramentos registados em 2011".

Construção em alta

De regresso às estatísticas que determinam o saldo líquido largamente positivo entre as criações e as extinções e insolvências, verifica-se que é nos sectores mais penalizados pelas falências que mais aberturas se registaram na primeira metade do ano. São os casos dos ramos dos serviços (mais 20% de empresas constituídas e menos 31% de insolvências) e da construção (mais 18% de aberturas e menos 18% de negócios insolventes).

Em termos geográficos, dos distritos mais representativos, Aveiro, Porto, Braga e Leiria registaram um crescimento homólogo superior a 20% na constituição de empresas. À excepção do de Leiria, todos os outros fecharam o semestre com menos empresas declaradas insolventes. No distrito de Lisboa houve mais 11,7% constituições e 11,2% insolvências.