Cristina Lai Men/Público, in TSF
Um estudo divulgado pelo jornal Público diz que por causa da crise, os portugueses estiveram em modo de sobrevivência nos primeiros seis meses do ano.
O carrinho de compras está cada vez mais vazio. Cada vez que foram ao supermercado, os portugueses levaram menos azeite, menos farinha, menos pão e frutas.
O estudo da Kantar Worldpanel, uma empresa de estudos de mercado, mede as alterações de consumo e nota um agravamento dos cortes nos primeiros seis meses do ano.
O volume de produtos caiu 3,7 por cento, um valor muito próximo do registado no pico da crise na Grécia.
O estudo mostra que os consumidores não cortaram nas idas ao supermercado, mas compram cada vez menos.
Além do pão, azeite, farinhas e fruta, levam também menos leite e águas minerais.
No caso do leite, por exemplo, nota-se outra mudança nos hábitos de consumo: o adiamento da compra. Em média, as familias adiaram a compra do leite por 24 dias. E no caso da água, o adiamento chegou aos 12 dias.
Compras controladas para um desperdício zero, que leva a empresa de estudos de mercado a dizer que os portugueses passaram o primeiro semestre do ano em modo de sobrevivência.