25.7.13

Clientes do mercado liberalizado de electricidade cresceram mais de 3%

Ana Rute Silva, in Público on-line

Em Junho quase 1,8 milhões de clientes já estavam no mercado liberalizado, que representa 67% do consumo total de electricidade em Portugal.

O número de clientes no mercado liberalizado de electricidade aumentou mais de 3% em Junho, em comparação com o mês anterior, para quase 1,8 milhões de pessoas. De acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), nesse mês entraram 57 mil novos clientes e o consumo em mercado liberalizado já representa cerca de 67% do consumo total de electricidade em Portugal.

A adesão dos consumidores domésticos tem sido “muito visível” no último semestre. Desde Junho de 2012, o número de consumidores no mercado livre mais do que triplicou, “tendo-se registado uma aceleração das migrações para o regime de mercado desde Dezembro de 2012”, adianta a ERSE. Os clientes domésticos já pesam 30% neste mercado.

A EDP Comercial mantém-se como o maior operador, “consolidando a sua posição com um aumento de 0,1% na quota de consumo para 44,9%”, refere o regulador. A eléctrica liderada por António Mexia também lidera em número de clientes, com uma quota de 84,5%.

O mercado é disputado pela Endesa (21,5% de quota), a Iberdrola (20,3%) e a Galp, com 4,9%. De acordo com o regulador, a maioria dos comercializadores conseguiram aumentar a sua base de clientes em Junho, em comparação com Maio. Quem mais cresceu foi a GN Fenosa (16%) e a Axpo (9%).

Os consumidores de energia eléctrica em Portugal continental podem escolher o seu fornecedor desde Setembro de 2006 e a extinção de tarifas reguladas em Janeiro deste ano veio concluir o processo de liberalização do mercado retalhista deste sector. O período transitório vigora até 31 de Janeiro de 2015.