in Jornal de Notícias
A taxa de poupança das famílias na zona euro e na União Europeia aumentou entre janeiro e março deste ano, atingindo 13,1% e 11%, respetivamente, e invertendo a tendência dos trimestres anteriores, divulgou esta terça-feira o Eurostat.
Na zona euro, a taxa de poupança das famílias subiu para os 13,1% no primeiro trimestre, acima dos 12,4% verificados nos três meses anteriores e atingindo o valor mais alto desde o último trimestre de 2011, quando se situou nos 13,2%.
No conjunto da UE, a taxa de poupança subiu para 11% nos primeiros três meses deste ano, acima dos 10,7% registados no trimestre anterior e registando o valor mais alto desde o segundo trimestre de 2012.
A taxa de poupança corresponde à percentagem do rendimento disponível bruto que as famílias reservam para o aforro.
Já a taxa de investimento bruto das famílias na zona euro situou-se nos 8,4% no primeiro trimestre, abaixo dos 8,7% verificados nos três meses anteriores.
Na UE, a taxa de investimento também recuou, descendo de 8,1% no quarto trimestre de 2012 para 7,9% nos primeiros três meses deste ano.
O Eurostat, gabinete oficial de estatísticas da UE, não divulga dados por país para as taxas de poupança e de investimento.