22.7.13

G20 quer mais crescimento e criação de emprego a nível mundial

in Jornal de Notícias

Os países mais ricos do mundo e as potências emergentes do G20 concordaram, este sábado, em impulsionar, no curto prazo, o crescimento e o emprego a nível mundial, tendo realçado que as alterações aos pacotes de estímulo monetário das nações devem ser claramente comunicadas.

Os ministros das Finanças do G20 também apoiaram um plano de ação elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para impedir e reprimir a evasão fiscal por parte das multinacionais e ajudar a equilibrar os orçamentos fragilizados.

"Nós concordamos que a prioridade a curto prazo é impulsionar o crescimento e o emprego", lê-se no comunicado final da reunião realizada em Moscovo.

O G20 defende ainda que as "futuras alterações de política monetária" devem continuar a ser "devidamente calibradas e claramente comunicadas".

Os países mais ricos e as potências emergentes do G20 dão como exemplo as medidas seguidas pela Reserva Federal norte-americana (Fed) de estímulo da política económica da maior economia do mundo, os Estados Unidos, como um elemento a ter em conta para que haja um maior crescimento e uma redução do desemprego, a nível mundial.