22.7.13

Famalicão: Crianças e Jovens das Lameiras participam em 'Caça ao Tesouro'

in Correio do Minho

Realizou-se a atividade Caça ao Tesouro no Parque da Devesa, no âmbito do grupo de trabalho Interconcelhio Infância e Juventude da Rede Europeia Anti-Pobreza - EAPN Braga, que promove o intercambio de crianças e jovens entre as diferentes instituições de vários concelhos. Esta atividade foi dinamizada pelas duas instituições de Vila Nova de Famalicão que se fazem representar na EAPN, a Associação de Moradores das Lameiras e Associação Gerações, contando com o apoio do Centro de Estudos e Atividades Ambientais - CEAB do Parque da Devesa. Marcaram presença nesta atividade instituições de Vila Nova de Famalicão, Amares, Vizela e Braga.

Cerca de 150 crianças, jovens e idosos exploraram o parque, responderam a questões relacionadas com o parque, questões de cultura geral e conhecimento, e durante o percurso realizaram diversas atividades, dinamizadas pelas instituições presentes, Associação Valoriza, Projeto T3tris, Centro Social e Paroquial de Sta. Eulália - Vizela, Associação Gerações, Associação de Moradores das Lameiras, e algumas participações 'extra' que prontamente se mostraram disponíveis para colaborar, como a YUPI - Youth Union Of People With Initiative Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Vila Nova de Famalicão, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão e pela PSP de Famalicão.
O Edifício das Lameiras foi representado e muito bem, com uma equipa que completou todo o circuito proposto, contagiando todos com a sua animação, simpatia e claro o seu querer e vontade de completar toda a prova, conseguindo assim terminar todas as atividades propostas com balanço muito positivo, passando-se assim uma tarde divertida e de muita alegria e boa disposição.

Esta iniciativa tinha como principais objetivos o intercâmbio entre as instituições e entre os jovens das várias instituições e localidades, promover a intergeracionalidade, a responsabilidade ambiental, a participação social e cívica, a assertividade, a resiliência e o respeito pelo próximo. No balanço final, os dinamizadores mostravam-se satisfeitos pois foram alcançados todos os objetivos, sendo visível a satisfação de todos os que nela participaram.