por Daniela Rocha Gonçalves, in Negócios on-line
A beneficiar do ambiente de recuperação económica na Zona Euro, a confiança dos consumidores do bloco da moeda única aumentou para níveis de há quase sete anos.
A confiança das famílias da Zona Euros aumentou mais do que o estimado em Abril deste ano para valores registados em Outubro de 2007, a beneficiar de um recuo nos valores recorde do desemprego e do ambiente positivo de recuperação económica do bloco da moeda única. O índice que mede este indicador avançou para -8,7 pontos, dos -9,3 registados em Março, revelou esta terça-feira, 22 de Abril, a Comissão Europeia.
Os valores superam as previsões de 24 economistas consultados pela Bloomberg, que apontavam a manutenção do índice no mesmo valor registado em Março, de -9,3 pontos.
“A confiança dos consumidores está a registar um avanço consistente”, comenta um analista do Commerzbank, Christoph Weil, à Bloomberg. “Há uma forte correlação entre a taxa de desemprego e o sentimento dos consumidores, ou seja, se há melhorias no mercado laboral isso reflecte-se na confiança dos consumidores”.
A taxa de desemprego na Zona Euro manteve-se nos 11,9% em Fevereiro, abaixo do recorde de 12%. O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmou no passado dia 10 de Abril que apesar do desemprego “manter-se elevado”, os mercados laborais “têm mostrado os primeiros sinais de melhorias”.