in iOnline
O governo diz que quer financiar projectos que tornem a economia mais competitiva e internacionalizada
Cerca de 1.200 milhões de euros dos fundos comunitários que Portugal terá até 2020 serão destinados aos projetos em função dos resultados que estes obtenham, segundo a informação hoje avançada pelo Governo.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, fez hoje uma reunião com jornalistas sobre o Portugal 2020, programa no âmbito do qual o país vai receber, entre 2014 e 2020, 25,23 mil milhões de euros. Do total do valor, cerca de seis mil milhões de euros serão para apoios às Pequenas e Médias Empresas (PME), segundo a proposta apresentada pelo Governo a Bruxelas.
Com este programa, o Governo diz que quer financiar projetos que tornem a economia mais competitiva e internacionalizada.
O governante disse ainda que, neste quadro comunitário, serão colocados objetivos aos projetos, sendo parte do financiamento apenas atribuído em função dos resultados alcançados.
Por exemplo, explicou, um projeto de formação de pessoal tem de ter uma determinada taxa de empregabilidade para receber uma parte do financiamento.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, estimou, durante o encontro de hoje, em cerca de 1.200 milhões de euros o valor dos fundos que será "volátil".
Assim, se os projetos não atingirem os objetivos inicialmente definidos, os fundos serão "disponibilizados para serem afetados a programas com melhores resultados".