22.4.14

Solidariedade: Banco Alimentar do Porto ligado pela internet a 450 instituições de solidariedade

in Agência Ecclesia

Nova plataforma permite simplificar processos de ajuda a cerca de 90 mil pessoas


O Banco Alimentar contra a Fome do Porto tem uma nova plataforma na internet que permite gerir o relacionamento com as cerca de 450 instituições que apoia, abrangendo 90 mil pessoas em todo o distrito.

“A utilização da plataforma pelas instituições de solidariedade, leva a uma maior eficiência e eficácia, pois permite que o Banco Alimentar tenha acesso a toda informação, atualizada pelas próprias instituições, o que reduz em muito o seu trabalho administrativo”, disse Rui Leite de Castro, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome do Porto.

A plataforma que “está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, bastando ter um computador e internet” funciona em ambiente web e permite “a inserção de informações relativas às famílias que apoiam entre outros elementos importantes na relação diária com o Banco Alimentar do Porto”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O projeto conta com três áreas principais, a comunicação “que gere todas as comunicações trocadas entre cada uma das instituições e o Banco Alimentar Contra a Fome do Porto; a identificação que consiste na “centralização do processo de registo e de identificação de cada uma das instituições de solidariedade e armazenamento dos respetivos dados” e a calendarização e cabazes que faz a “gestão das datas das deslocações das instituições ao Banco Alimentar para levantarem os cabazes e consulta dos produtos previstos para levantar”.

O futuro deste projeto passa ainda pela “informatização de outros processos, nomeadamente controle das entradas e saídas de stock, gestão de donativos, de campanhas de recolha de bens e de voluntários”, acrescenta o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Banco Alimentar Contra a Fome do Porto é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em maio de 1994 e que tem como objetivo lutar contra a fome e o desperdício de alimentos, encaminhando-os para distribuição gratuita a pessoas carenciadas.

MD