23.4.14

Envelhecer é «uma oportunidade»

Por TVI

Fundação Portuguesa de Cardiologia alerta para a importância de um «envelhecimento ativo saudável»

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) lança nesta terça-feira, em Lisboa, uma campanha que pretende combater «estereótipos associados ao idoso» e alertar para a importância de um «envelhecimento ativo saudável».

A campanha está integrada na iniciativa «Maio Mês do Coração», dedicada este ano ao envelhecimento ativo, adianta a fundação em comunicado.

Ao eleger os mais velhos como alvo desta mensagem, a fundação pretende «fomentar oportunidades para estimular a saúde e bem-estar geral da população e promover melhores atitudes futuras».

«Esta iniciativa insere-se na nossa missão global de sensibilização para as doenças cardiovasculares» e pretende «alertar os homens e mulheres para a necessidade de mudança dos seus comportamentos, mas também a sociedade em geral, alterando a forma como as pessoas idosas são percecionadas», adianta o presidente da FPC, Manuel Carrageta.

Manuel Carrageta sublinha que o envelhecimento não deve ser encarado como «um processo negativo, em que se perdem capacidades, mas sim como um processo natural e uma oportunidade resultante dos avanços na sociedade». «As pessoas mais velhas estão bem a tempo de cuidar do seu coração», salienta o cardiologista.

Maria João Quintela, da fundação, defende que é «essencial prevenir a doença e mobilizar recursos e alterar perceções» que «ajudem a melhorar a qualidade de vida dos mais velhos».
Segundo a médica, as estratégias de promoção do envelhecimento ativo devem passar por comportamentos promotores da saúde física, como uma alimentação saudável e exercício físico.

Mas também passam por comportamentos de integração social, que incluem a participação do idoso na sociedade e na família, prevenindo o isolamento, e pela aposta na segurança, através da prevenção de acidentes e quedas, do mau trato, do abandono e de outras formas de discriminação e violência, que «contribuem para uma má saúde geral e cardiovascular», adianta Maria João Quintela.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia lembra que «os homens e mulheres fisicamente ativos ao longo da vida têm, geralmente, uma redução em 25-30% no risco de AVC e morte».

Segundo a FPC, a atividade física favorece o controlo da pressão arterial e de outros fatores de risco para a doença cardiovascular, incluindo a diabetes e o excesso de peso.