22.4.14

20 mil euros para desempregados criarem novas empresas

por Lusa, texto publicado por Sofia Fonseca, in Diário de Notícias

A Câmara de Oeiras informou hoje que vai disponibilizar, durante os próximos dois anos, 20 mil euros para cada desempregado que apresentar um projeto de criação de uma nova empresa no concelho.

A medida, segundo a autarquia, foi já aprovada em reunião de câmara, numa parceria com a Cooperativa António Sérgio, entidade gestora do Programa Nacional de Microcrédito, com o objetivo de motivar a criação de novas empresas, oferecendo-se a financiar os projetos até 20 mil euros.

Os projetos serão analisados por técnicos da autarquia, através do Serviço de Informação e Mediação para Pessoas Empreendedoras (SIMPE), que acompanha desempregados entre os 18 e os 64 anos no início de pequenos projetos empresariais.

"Com o estabelecimento da parceria referida, este serviço municipal passa a estar credenciado para promover o empreendedorismo numa lógica de combate direto ao desemprego, assessorando desempregados na criação de pequenas empresas", refere a Câmara de Oeiras.

As áreas mais procuradas para criação de empresas são o pequeno comércio, estética e restauração.

"O combate ao desemprego e apoio direto à criação de empresas são considerados objetivos estratégicos a perseguir num conjunto diverso e crescente de políticas municipais integradas", refere a autarquia.

A câmara quer ainda aumentar a disponibilidade de espaços empresariais para empreendedores através da Associação para a Internacionalização, Tecnologias, Promoção e Desenvolvimento Empresarial de Oeiras.

Ao mesmo tempo, o TagusPark disponibiliza espaços na incubadora de empresas e seleciona os projetos candidatos.