15.4.14

Um espaço dedicado apenas a tornar pessoas mais felizes

in Notícias ao Minuto

O ‘Espaço T’ está prestes a comemorar o seu 20.º aniversário, e para celebrar a data organizou uma campanha de angariação de fundos, que visa captar a atenção da sociedade civil para a causa. Em 20 anos de ação, o Jornal de Notícias avança que a instituição de combate à exclusão social, que conta com várias figuras públicas como embaixadores, já ajudou 10 mil pessoas.

Vinte anos depois, Jorge Oliveira, diretor da instituição, continua “à procura da felicidade”, desta vez com uma campanha de angariação de fundos, onde todos podem comprar os produtos da “loja da felicidade” a preços muito reduzidos, no mercado do Vilar.

O objetivo, além da comemoração dos vinte anos de ação, é cativar a sociedade civil para a causa, que tem como principal foco “alimentar a alma”.

O ‘Espaço T’ apresenta vinte ateliês, que incluem dança, teatro e fotografia e que já “tornaram mais felizes” cerca de dez mil utentes. Desenvolvido em camadas mais frágeis, tem como objetivos contribuir para aumentar a autoestima e a integração social.

Segundo Jorge Oliveira, que falou ao Jornal de Notícias, “é importante promover uma mudança social através da arte. Acaba por ser um espaço mágico, onde os utentes se sentem integrados. Temos o intuito de fazer com que as pessoas sejam felizes e capazes, para que consigam arranjar emprego”.

A Associação envolve vários projetos comunitários que incluem trabalhos em escolas e hospitais e nos quais, arte, emprego e formação são áreas fulcrais.

Sónia Araújo, Rui Reininho, Gisela João e Cláudia Jacques são algumas das figuras públicas que se juntaram aos utentes.