Por Notícias ao Minuto
A população mais vulnerável do concelho de Macedo de Cavaleiros vai beneficiar, nos próximos três anos, de mais de meio milhão de euros para ações de inclusão social, divulgou hoje o município transmontano.
A Câmara Municipal é a entidade promotora, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, que executará as medidas planeadas no âmbito da quarta geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G), financiados pela Segurança Social.
O contrato celebrado para este concelho do distrito de Bragança terá a duração de 36 meses e uma dotação financeira de mais de 413.154 euros destinados a apoiar um total de 1.074 beneficiários diretos, como informou o município.
O contrato local desenvolve-se assente na 'Operação Colmeia' desenhada pelos parceiros concelhios "a pensar na promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social no concelho.
As intervenções estão divididas por três eixos, a começar pelo Emprego, Formação e Qualificação, seguindo-se a Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil e um último destinado à Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa.
Para o efeito foi constituída "uma equipa de quatro elementos, composta por um coordenador técnico e três técnicos superiores, à qual competirá "implementar as 13 atividades obrigatórias inscritas no CLDS-4G".
Estas atividades traduzem-se em "36 metas e abrangem um total de 1.074 destinatários diretos, prevendo para este efeito a execução de atividades que vão ao encontro das temáticas do emprego, formação, empreendedorismo, apoio social, mediação familiar e envelhecimento ativo".
De acordo com os promotores, a equipa procurará responder à realidade do concelho tendo em conta "as especificidades, necessidades, interesses e recursos amplamente considerados".
O CLDS-4G de Macedo de Cavaleiros começa hoje a funcionar, com a equipa sedeada nas antigas instalações da escola primária, na cidade de Macedo de Cavaleiros.