14.3.12

Guterres alerta que Europa arrisca “explosão” social

Por Rita Brandão Guerra, in Público on-line

"Um modelo matemático" que descure a solidariedade, como aquele que a Europa tem adoptado, pode conduzir a uma "explosão" social, alertou nesta quarta-feira António Guterres, em entrevista à Rádio Renascença.

O antigo primeiro-ministro socialista referiu-se à “situação de desemprego particularmente inquietante” que a Europa vive e mostrou-se céptico em “relação a um modelo matemático que tente resolver os problemas de uma economia sem compreender ou sem incluir os dados sociais”, porque é um modelo que se arrisca a uma "explosão”, justificou.

Questionado sobre se acredita no modelo actual de ajuda externa, Guterres criticou “uma lacuna base de solidariedade” entre os Estados-membros da União Europeia.

“O mundo põe as finanças em primeiro lugar, a economia em segundo e o social em terceiro”, disse Guterres, que deu como exemplo o caso do empréstimo grego, criticando decisões que têm sido tomadas “sempre à beira do abismo”.

“Há aqui uma componente de solidariedade que tem faltado e tem faltado precisamente porque não existe uma união política suficientemente forte”, alertou o actual Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados.