in Agência Ecclesia
Em plena semana nacional da Cáritas, que este ano se comemora de 4 a 11 de março, propomos uma visita ao sítio da Cáritas Nacional. Esta organização que faz parte da “Confederação Mundial - Caritas Internationalis - que atua em mais de 162 países”, é uma “instituição oficial da Conferência Episcopal Portuguesa, que tem como objetivo servir de plataforma para a ação social da Igreja, junto dos mais desfavorecidos”.
Ao digitarmos o endereço www.caritas.pt ficamos informados sobre as ações de solidariedade que estão a decorrer, bem como as principais notícias das atividades que ocorreram ou irão ser implementadas.
Na opção “quem somos”, podemos conhecer um pouco mais sobre a Cáritas Portuguesa, objetivos, história e corpos sociais e ainda perceber um pouco mais sobre a Cáritas em Portugal. Nomeadamente, é possível saber que a sua rede é constituída por 20 Cáritas diocesanas e por grupos locais de atuação de proximidade, com a colaboração de profissionais e voluntários.
Caso queira saber tudo sobre as campanhas de solidariedade em Portugal e no mundo, que se “destinam a ajudar os mais pobres que sofrem, quer por desastres naturais ou catástrofes humanas”, basta clicar em “campanhas”.
No item “projeto”, obtemos mais dados sobre os programas que são desenvolvidos nos mais variados locais, junto dos mais carenciados, na luta contra a exclusão, na formação de agentes, na sensibilização para o desenvolvimento. Tudo isto são “temas que se cruzam nestes projetos, sempre em parcerias com atores locais, privados ou públicos”.
Esta instituição católica apoia e colabora nas diversas iniciativas promovidas pelas mais distintas associações/agentes da sociedade. Seja na colaboração com as instituições de apoio aos imigrantes, seja na assistência em situações de emergência, por outro lado assume ainda a responsabilidade de facilitar a formação de todos os que praticam e animam a pastoral da caridade e ainda promove e suporta parcerias de voluntariado. Para conhecer tudo isto e muito mais basta aceder a “ações em parceria”. Por último, porque não passar pelo espaço “como colaborar”, onde fica a conhecer formas de cooperação com esta organização católica.
Fica então lançado o repto, visitem o sítio e colaborem com esta instituição porque “edificar o Bem Comum é uma tarefa de todos e de cada um”.