in RR
O endividamento das empresas públicas do sector dos transportes ultrapassa já os 30 milhões orçamentados.
O ex-ministro da Economia, Daniel Bessa, diz que os portugueses têm razões para se preocuparem com a derrapagem das contas das empresas do sector dos transportes.
De acordo com o boletim informativo da Direcção Geral do Tesouro os prejuízos quase duplicaram no primeiro semestre. O endividamento ultrapassa já os 30 milhões orçamentados.
“Os portugueses têm razões para estarem preocupados com este assunto, porque é uma área onde sentimos que há problemas de controlo, onde se diz que vai acontecer isto ou aquilo e depois não acontece”, explica Daniel Bessa.
O ex-ministro aceita que em muitos casos há factores externos que influenciam, mas no caso actual vê mais uma situação de descontrolo: “Aqui no caso das empresas são coisas que parecem mais de comando nosso, portanto se as coisas não acontecem como foi determinado, há problemas de execução que precisam de ser vistos. Estamos aqui a cavar um bocadinho mais de défice, um bocadinho mais de dívida. Não estamos a falar de números dramáticos, mas cavadela a cavadela, estes casos significam que temos um pouco mais de problemas”, conclui.