in Euronews
Viviane Reding, Vice-presidente da Comissão Europeia, disse durante uma entrevista a rádio francesa que facultar às crianças de etnia cigana o acesso à educação evitará problemas daqui a 10 anos.
Após uma visita de dois dias a Paris, Viviane Reding anunciou que a França aceitou integrar um grupo de trabalho de países com franjas de população de etnia cigana para estudar a sua integração na sociedade.
“Se não dermos educação a essas crianças, se não lhes dermos empregos normais, serão mais uma geração perdida.
A nossa geração tem a responsabilidade de acabar de vez com os acampamentos ilegais e proporcionar alojamento para essas pessoas, evitar que meninas de doze anos sejam mães, e fazer com que as crianças vão à escola para não vaguearem pelas rua, mas sim arranjarem trabalho e serem úteis à sociedade”, disse Viviane Reding.
Em agosto, após a polícia ter desmantelado acampamentos de ciganos que foram posteriormente expulsos do país, a Comissão Europeia disse que estaria atenta ao que se passa em França, no sentido de serem respeitadas as diretivas da União Europeia no que concerne à liberdade de movimentação dentro das fronteiras da União.
Mais informação sobre Ciganos, Ciganos na Europa, Comissão Europeia, Educação, Protecção das crianças