11.12.12

Vidigueira alarga loja social para responder a mais famílias carenciadas

in RR

A “Loja + Voluntariado” apoiava apenas as necessidades mais básicas, mas agora o novo espaço vai também proporcionar outras actividades, como várias oficinas e ateliês vocacionados para os ofícios tradicionais da região.

É um verdadeiro dois em um. A Câmara de Vidigueira decidiu alargar a sua loja social, não só para ajudar mais famílias, mas também para diversificar as actividades dos seus voluntários.

“Loja + Voluntariado” é a designação deste programa que já apoia entre 60 a 70 agregados familiares carenciados no concelho.

A loja social, que já existia, apoiava apenas as necessidades mais básicas das famílias carenciadas. Porque os pedidos de ajuda aumentaram, o município alentejano decidiu reabilitar um novo espaço para instalar a loja, que agora comporta duas grandes áreas, como explica a vereadora da Câmara de Vidigueira, Helena d’Aguilar.

“Numa delas temos uma loja em que fazemos a entrega de bens e refiro-me, por exemplo, à entrega de roupa, do calçado e outro tipo de material. Depois, estamos a falar de um outro espaço, em que vamos fazer toda a parte de tratamento de roupa, pequenos arranjos de costura, uma parte de lavandaria, o que permite dar apoio a esta loja.”

É agora possível alargar a resposta social aos mais necessitados, mas por outro lado, diversificar o trabalho dos voluntários. São quase três dezenas, aqueles que colaboram activamente neste projecto.

“Em vez de fazerem voluntariado apenas na questão dos atendimentos e na entrega destes bens, podem, a partir de agora, fazer também voluntariado em outras áreas, como os ateliês de costura ou no apoio à lavandaria. Acaba por ser um espaço completamente diferente e com uma resposta social de que estávamos, neste momento, a precisar no concelho de Vidigueira,” diz Helena d’Aguilar.

Quando abriu portas, a loja social de Vidigueira dava apoio a cerca de 30 famílias. Hoje, esse número, que está a crescer, situa-se entre os 60 a 70 agregados familiares.

O novo espaço vai também proporcionar outras actividades, como vários “workshops” e ateliês vocacionados para os ofícios tradicionais da região.