30.12.12

Matar a fome a mais de mil de famílias

in TVI24

Legião da Boa Vontade faz entregas de alimentos de norte a sul do país para levar m Natal melhor a muitos

A Legião da Boa Vontade (LBV) entrega esta quinta-feira, em Lisboa e no Porto, alimentos e brinquedos a 300 famílias carenciadas, concluindo uma iniciativa que abrangeu, desde o início de dezembro, mais de mil agregados do país.

Em Lisboa, os alimentos e brinquedos serão dados a 100 famílias e, no Porto, a 200, culminando a iniciativa «Natal Permanente da LBV - Solidariedade Sem Fronteiras», iniciada a 03 de dezembro e que beneficiou 1.145 famílias carenciadas de todo o país.

Segundo a LBV, trata-se de famílias muito diversificadas, desde monoparentais a grandes agregados, incluindo idosos e deficientes, sem retaguarda familiar, e desempregados.

Fora desta iniciativa e da ajuda de emergência, a Legião da Boa Vontade distribui, em média, 100 cabazes de alimentos por mês.

Outras instituições sociais promovem, até terça-feira, dia de Natal, almoços e jantares para os sem-abrigo.

Hoje, o grupo de voluntários Amor Perfeito organiza um jantar no Porto, enquanto na sexta-feira a Cáritas promove um almoço em Setúbal.

Na segunda-feira, a Associação Remar Portuguesa dá uma ceia de Natal para os sem-abrigo de Lisboa, no Martim Moniz, e do Porto, na sua sede.

Fiel a uma tradição com 21 anos, a Associação Nun¿Álvares de Campanhã promove o jantar "Natal dos Sós", que vai reunir, na zona oriental do Porto, mais de meia centena de pessoas.

Também no dia da consoada, a Legião da Boa Vontade faz, no Porto, a ronda normal pela cidade, e a Associação de Albergues Noturnos do Porto, o habitual jantar, mas com decoração e menu adequados à quadra.

Pela primeira vez em 16 anos, a associação Coração da Cidade, igualmente do Porto, não faz ceia de Natal, optando pelo novo serviço take-away, escreve a Lusa.