in RR
Delegação da União Europeia já está em Oslo onde amanhã vai receber o Nobel da Paz.
O presidente do Conselho Europeu disse este domingo que a Europa vai sair da actual crise mais forte e vai voltar a ser um símbolo de esperança.
Em Oslo, onde amanhã a União Europeia recebe o Nobel da Paz, Van Rompuy sublinhou que a delegação europeia está na Noruega para assinalar a transformação de um continente em guerra, num continente de paz.
“Hoje somos uma União forte com 27 membros e brevemente mais. É uma prova da força política e da imaginação”, sublinhou o presidente do Conselho Europeu.
Também o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, respondeu às críticas sobre a atribuição do prémio, afirmando que o Nobel foi atribuído no "momento certo", distinguindo os valores que construíram uma nova Europa".
A União Europeia “traz uma paz duradoura a diversos países que lutaram guerras devastadoras neste continente, incluindo duas guerras mundiais. Traz uma paz duradoura, justiça e democracia, para 500 milhões de pessoas, incluindo aquelas que viveram sob regimes ditatoriais e totalitários, não há muito tempo. E faz isso de uma maneira tão única que um sistema político que nos une ao longo das fronteiras nacionais, e uma comunidade supranacional pela partilha de soberania”, sublinhou Durão Barroso.