12.12.12

“O melhor que os portugueses competentes têm para fazer” é emigrar, diz Mira Amaral

in iOnline

A melhor opção para os portugueses competentes é emigrar, disse hoje o presidente do banco BIC, Luís Mira Amaral.

"Já está a acontecer com as empresas que tem operações na Polónia, nos Brasil, em Moçambique, os funcionários mais novos e com mais capacidade dizem "'vejam lá se me arranjam lugar aí, que com esta carga fiscal não aguento'", disse Mira Amaral, durante a conferência "Finanças Públicas e a Pressão sobre a Economia", na sede da Ordem dos Engenheiros.

"O melhor que os portugueses competentes [com menos 40 anos] têm para fazer é votar com os pés [emigrar]", afirmou o antigo ministro da Indústria dos governos de Cavaco Silva.

Mira Amaral acrescentou que a consolidação orçamental é "um ajustamento de má qualidade", em que "80% é do lado da receita": "Mesmo o corte na despesa é sobretudo nos vencimentos de funcionários e pensionistas, e apenas um terço é cortes estruturais da despesa."

O reequilíbrio das contas públicas, disse ainda Mira Amaral, "é um equilíbrio manhoso, sem sustentabilidade, a meu ver".

O presidente do banco BIC rejeita contudo a ideia de que foram "políticas neoliberais" a gerar a crise, de que "foram a sra. [Angela]Merkel e a 'troika' que estragaram isto tudo": "Isso é ver ao contrário, isto já estava estragado."