10.12.12

Famílias devem 49 milhões à Galp e EDP

por Cristina Branco, in RR

DECO diz que, em muitos casos, consegue-se adiar a dívida e religar o serviço, mas prevê-se que o próximo ano vai ser pior.

Quase 35 mil portugueses não têm bens penhoráveis para pagar dívidas
São já milhares os portugueses que recorrem a pagamentos fraccionados para garantir electricidade, gás e água. Com as dificuldades acrescidas em tempo de crise, a Associação de Defesa do Consumidor (DECO) confirma que o pagamento a prestações é cada vez mais o único recurso.

As empresas prestadoras de serviços têm a receber 49 milhões de euros das famílias, segundo números avançados em relatórios da EDP e Galp e citados pelo "Jornal de Notícias".

Em muitos casos são as famílias de classe média atingidas pelo desemprego e pela escalada das dívidas que começam a perder as condições básicas, alerta Jorge Morgado, da DECO. "Conhecemos situações concretas. Em muitos casos são já numa fase extrema, que passa por não ter capacidade para pagar as mais pequenas parcelas de um orçamento familiar."

Jorge Morgado explica que se tem conseguido o fraccionamento ou adiamento da dívida em algumas casas e sublinha que a gravidade da situação está a levar a alguma sensibilidade por parte das empresas de distribuição.

"Conseguimos que haja um fraccionamento da dívida, que haja alguma entidade que pague a dívida. Noutros casos, conseguimos uma religação, adiando a possibilidade de pagamento. Em muitos outros conseguimos a religação da água. Relativamente ao gás e electricidade é mais complicado, mas temos sentido alguma contenção relativamente ao desligamento. As empresas avisam, avisam, mas um dia acontece."

A DECO avisa que o cenário vai agravar no próximo ano.