16.12.12

Estão a ser tomadas providências para que "ninguém passe fome" em 2013

in Jornal de Notícias

O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) disse este domingo que 2013 deverá ser um ano "muito difícil" e que estão a ser tomadas providências para que "ninguém passe fome".

"É evidente que não podemos garantir que não haja situações muito difíceis, mas acredito que haja condições para ultrapassar as situações difíceis", disse à agência Lusa o padre Lino Maia.

As palavras do presidente da CNIS surgem após o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, ter alertado sábado, numa manifestação diante da Presidência da República, que "irá haver fome" com a eventual promulgação do Orçamento do Estado para 2013, o que levou hoje Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, a dizer que enquanto existirem misericórdias não há razão para haver fome em Portugal.

Em declarações à Lusa, o padre Lino Maia admitiu que no interior do país, por estar "mais desertificado", é "mais difícil o acesso e o acompanhamento das famílias e das pessoas carenciadas, mas que estão a ser tomadas medidas para que haja uma melhor distribuição das cantinas sociais de forma a fornecerem uma ou duas refeições por dia a quem precisa.

"Não estou eufórico, mas confiante que conseguiremos de facto responder aos desafios", afirmou o responsável da CNIS, que disse haver também condições para assegurar que nas escolas haja refeições para as crianças e jovens que tenham mais dificuldades sociais e económicas.

Quanto ao isolamento dos idosos, o padre Lino Maia mostrou-se preocupado, apelando às Conferências Vicentinas, à CARITAS e às instituições de solidariedade que procurem acudir a todas as situações, para que não haja "nenhum idoso abandonado ou esquecido em casa".

O presidente da CNIS observou que a "situação extremamente difícil" que o país atravessa deve gerar e motivar o envolvimento de toda a comunidade para que, com um "olhar de proximidade" e solidariedade, se possa minorar as dificuldades.

"Peço especial atenção para os idosos que merecem de todos um grande carinho, gratidão e um gesto de solidariedade", concluiu.