11.12.12

Alunos do 1.º ciclo melhoram resultados

por Pedro Sousa Tavares, in Diário de Notícias

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) divulgou hoje os resultados da participação de alunos portugueses, do quarto ano de escolaridade, nos estudos Trends in Internacional Mathematics and Science Study (TIMSS) e Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), com os estudantes a demonstrarem melhorias.

Os alunos portugueses já tinham participado várias vezes no TIMSS, que avalia competências na matemática e ciências, tendo ficado sempre nas últimas cinco posições. Desta vez conseguiram um 15.º lugar a matemática e um 19.º a ciências entre 50 países.

Quanto ao PIRLS, no qual os estudante fizeram a sua estreia, atingiram o 19.º lugar entre 45 participantes.

Ainda assim, o MEC sublinha o facto de, sobretudo nas ciências, os alunos terem atingido resultados apenas intermédios, no segundo mais reduzido de quatro níveis. E aproveitou para defender a importância da "avaliação externa". Nomeadamente das provas finais que este ano letivo, pela primeira vez, serão feitas a estes estudantes.