10.12.12

OCDE continua a prever retoma económica de Portugal, Grécia e Irlanda

in Jornal de Notícias

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico continua a prever uma retoma da atividade económica em Portugal, pelo sétimo mês consecutivo, assim como na Grécia e na Irlanda.

Nos seus indicadores compósitos avançados de outubro, divulgados esta segunda-feira pela organização, os dados apontam para uma subida mensal pelo sétimo mês consecutivo (evolução mensal), estando a melhorar os valores negativos que apresenta ainda em comparação com o mesmo mês do período homólogo. O valor de base fixou-se nos 99,20 pontos, perto dos 100 pontos da média de longo prazo.

Estes indicadores apontam para a tendência de melhoria ou abrandamento da atividade económica num período futuro entre 6 a 9 meses, e são elaborados mensalmente para os 33 países da OCDE e mais um grupo de grandes economias que não fazem parte da organização.

Estes indicadores também apontam para a saída da recessão da Grécia, que regista o seu décimo mês consecutivo de melhoria (evolução mensal), o seu sexto mês consecutivo a subir em termos homólogos e pelo segundo mês encontra-se acima da média de longo prazo.

No mesmo sentido está a Irlanda, que já conseguiu recuperar o valor para média de longo prazo desde dezembro do ano passado, tendo crescimentos mensais há mais de 12 meses e estando em terreno positivo em termos homólogos desde fevereiro deste ano.

A piorar estão as perspetivas relativas às duas maiores economias da zona euro. Alemanha e França voltaram a somar quedas nestes indicadores, arrastando a zona euro para mais um mês de queda.