André de Atayde, in Expresso
Depois de Bath e Londres, ambas em Inglaterra, Barcelona é a terceira cidade na Europa a transformar sem-abrigo em guias turísticos.
Juan Carlos e Lisa Grace com um grupo de turistas pelas ruas de Barcelona Juan Carlos e Lisa Grace com um grupo de turistas pelas ruas de Barcelona
Desde o início de outubro que as visitas guiadas em Barcelona passaram a ter um olhar diferente, o de alguém que conhece cada rua e esquina, o de um dos três mil sem-abrigo da cidade.
As "Hidden City Tours " são um fenómeno emergente em Barcelona, para os turistas que a querem conhecer através dos olhos de um local, e estão a tirar alguns sem-abrigo das ruas.
A ideia nasceu no mês de abril em Bath, Inglaterra, com as 'Secret City Tours', espalhou-se para Londres, com as 'Unseen Tours' e chegou agora à Catalunha, pelas mãos de uma migrante britânica.
Lisa Grace, a viver na cidade espanhola desde 2004, ficou sem o emprego de consultora de mercados no ano passado, vítima da crise económica e financeira. Depois de um periodo de reflexão e de ter conhecimento do projeto no seu país natal, resolveu replicá-lo em Espanha.
No Porto, também está em fase de criação um projeto semelhante, nascido na Universidade Católica. Alguns sem-abrigo estão a receber formação e prevê-se que estejam nas ruas da cidade no princípio do próximo ano.
No caso de Barcelona, os sem-abrigo são escolhidos e apoiados por uma instituição de caridade, treinados pela equipa das "Hidden City Tours" e depois "lançados" nas ruas da cidade, enfrentando um novo modo de vida, o de empregado.
O primeiro guia da cidade de Gaudi tem nome de rei, chama-se Juan Carlos e conta 45 anos de idade.
Nascido e criado em Barcelona, perdeu o emprego aos 30 anos e fez do seu céu o seu teto. Quando lhe ofereceram o trabalho como guia turístico aceitou de imediato, alimentando "a esperança de voltar a ter uma vida independente", diz na sua apresentação no sítio da 'Hidden Tours'.
As visitas em Barcelona duram 1h45, custam dez euros para adultos e são feitas em inglês e castelhano.