13.11.13

Descida dos preços é sempre boa? Não

Por Ana Suspiro, in iOnline

Preços em queda dificultam a saída da recessão

A estagnação ou mesmo a queda dos preços é uma boa notícia para os consumidores a curto prazo. No entanto, a manutenção desta tendência preocupa os economistas, porque a economia corre o risco de entrar em deflação. Este quadro, vivido no Japão no final do século passado, leva os agentes económicos, particulares ou empresas, a adiarem decisões de compra ou de investimento, comportamento que agrava o círculo recessivo e é difícil de quebrar.

A tendência é ainda mais grave por se viver em vários países europeus, em particular nos mais afectados por programas de ajustamento e recessão. Dados de Setembro mostram que a inflação homóloga estava abaixo de 1% em nove países da zona euro. Na Grécia, os preços já estão a cair há vários meses. A vizinha Espanha estava nesta situação em Outubro, tal como Portugal.

"Deve notar-se que o comportamento da inflação em Portugal não é dissonante do que acontece no resto da zona euro. Aliás, esse contexto levou o BCE a cortar taxas a semana passada, dados os receios de deflação no futuro", refere a consultora IMF num comentário aos mais recentes dados da inflação. A inflação média deverá continuar a recuar, pelo menos até ao final do ano, reflectindo a estabilidade dos preços internacionais, como o caso do petróleo, e uma fraca dinâmica da procura interna.

Dívida fica maior Por outro lado, a inflação baixa ou negativa prejudica os países mais endividados como Portugal, uma vez que o aumento dos preços reforça a competitividade e permite baixar em termos reais o valor da dívida pública. Outro factor que preocupa o BCE é a perda de um instrumento importante de intervenção na economia como são as taxas directoras.