18.11.13

Fundo para a Globalização alarga âmbito e vai ajudar jovens europeus desempregados

in RTP

O Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG), que em 2014 será alargado ao combate ao desemprego juvenil, apoiou 15.700 trabalhadores despedidos na União Europeia em 11 estados-membros, em 2012, foi hoje divulgado, em Bruxelas.

Segundo um relatório, o FEG -- que ajuda trabalhadores despedidos devido aos efeitos da globalização económica a encontrar novas oportunidades de emprego e que foi, entretanto, alargado a vítimas da crise -- foi acionado, no ano passado, para 15.700 trabalhadores na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Roménia e Suécia.

Aos mais de 73,5 milhões de euros disponibilizados por Bruxelas corresponderam 51,7 milhões de euros de cofinanciamentos nacionais.

A partir de 01 de janeiro de 2014, o fundo passará a abranger trabalhadores com contratos a termo e trabalhadores por conta própria, bem como jovens que não trabalham, não estudam, nem seguem qualquer ação de formação em regiões de elevado desemprego juvenil.

"Muito me congratulo pelo facto de o Conselho e o Parlamento Europeu terem acordado a extensão da vigência do FEG no período entre 2014 e 2020, podendo este continuar a ajudar os trabalhadores despedidos em resultado da crise económica. Do mesmo modo, pela primeira vez, o FEG estará disponível para assistir trabalhadores com contratos a termo, trabalhadores por conta própria e ainda, em regiões de elevado desemprego juvenil, os jovens que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer ação de formação", disse hoje o comissário europeu para o Emprego, Laszlo Andro.

O fundo entrou em funcionamento em 2007 e até agosto de 2013, registaram-se 110 candidaturas: 20 Estados-Membros solicitaram cerca de 471,2 milhões de euros para ajudar 100.022 trabalhadores despedidos.

Portugal já recorreu ao FEG cinco vezes, tendo recebido 8,6 milhões de euros para ajudar um total de 4.367 trabalhadores.

O FEG financia medidas concretas para ajudar os trabalhadores despedidos a melhorar a sua empregabilidade e encontrar novas oportunidades de emprego e pode ser usado para financiar medidas adaptadas às circunstâncias específicas dos trabalhadores em questão.