in A@tual
No âmbito da campanha “Se és bom cidadão, espalha a frase contra a pobreza e exclusão!”, coordenada pelo Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, teve a sua aplicação, no caso especifico de Boticas, que foi pensada com originalidade de forma a passar a mensagem desejada, no dia Internacional da Erradicação da Pobreza. A arte secular japonesa de dobrar papel, denominada por Origami, foi a forma selecionada de transmitir as frases da campanha, selecionadas no concelho de Boticas, e que foram inseridas nesse mesmo origami com o formato de casa.
img_8950Desta forma, os utentes do CADAT, pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia de Boticas e pré-escolar/ I ciclo do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, tiveram a oportunidade de aprender como se faz a dobragem do papel, de forma a obter um Origami com a forma de casa. Quanto à população botiquense em geral, os Origamis foram colocados estrategicamente nos cafés e estabelecimentos de restauração locais, de forma a chamar à atenção para a causa, sensibilizando para a mudança de comportamentos cívicos, enquanto elementos inseridos numa sociedade.
Quanto às frases selecionadas no Concelho de Boticas, elaboradas pelos alunos do agrupamento de escolas Gomes Monteiro, foram as seguintes: “ A pobreza é um fenómeno social. A exclusão acontece devido às diferenças sociais”; “Há muita pobreza no Mundo e o nosso trabalho é eliminá-la”; e “Às vezes, pobreza não significa exclusão.”