8.6.21

Imagine. DiVERGE empodera jovens do bairro Zambujal para o emprego

Ana Marcela, in EcoOnline

Programa Imagine pretende dotar os jovens de bairros carenciados de ferramentas que lhes permitam ter igualdade de oportunidades.

Quase um terço dos jovens (26,7%) em Portugal entre os 16 e os 24 anos está em risco de pobreza ou exclusão. A startup portuguesa de sneakers DiVERGE quer dar volta aos números do Eurostat e dar um impulso à Geração Z e, para isso, avançou com o programa social Imagine. O projeto-piloto quer combater a exclusão social, dando aos jovens de bairros sociais cadenciados formação e competências para a empregabilidade. Nove jovens do Bairro do Zambujal, no concelho a Amadora, participaram no programa e criaram sneakers personalizados agora à venda no site da DiVERGE. Jovens recebem as receitas das vendas. DiVERGE compromete-se a dirigir 10% dos lucros para o Imagine.

“O Imagine pretende dotar os jovens de bairros carenciados de ferramentas que lhes permitam ter igualdade de oportunidades, dando-lhes competências fundamentais para a empregabilidade, ao mesmo tempo que potencia a sua autoconfiança e autoestima. Esta é a base de uma ideia que, além de ter impacto social, poderá gerar também impacto económico de um micro negócio que pode ganhar muita escala junto dos nossos clientes”, João Esteves, CEO e fundador da DiVERGE Sneakers, citado em nota de imprensa.

O Imagine propõe 25 horas de formação sobre conceitos básicos de Comunicação Interpessoal, Marketing Estratégico, Publicidade, Vendas, Design, Fotografia, Redes Sociais e Gestão Financeira, que depois os participantes colocam em prática ao desenhar os seus sneakers, participando na campanha de lançamento da coleção, acompanhando os resultados e procurando maximizar as vendas.

“O projeto valoriza e capacita os participantes, tornando-os protagonistas de cada lançamento e os lucros brutos das vendas das suas criações revertem inteiramente a seu favor, sendo que a DiVERGE compromete-se a redirecionar 10% dos seus lucros para o crescimento do programa”, informa a startup.

O programa quer, deste modo, potenciar o impacto social através da “autoconfiança, autoeficácia e autoestima de jovens que vivem em contextos sociais desfavorecidos e com menor acesso de oportunidades.”

Lançada há dois anos, a DiVERGE já vende os seus sneakers 100% personalizáveis e customizados e produzidos na íntegra em Portugal em mais e 50 países. Recentemente, foi selecionada para calçar Felicity Jones no mais recente filme de George Clooney para a Netflix.