30.3.22

Comunidade cigana do concelho de Moura com 1128 pessoas

in a Planície

O Projecto de Mediadores Municipais e Interculturais de Moura, promovido pela Câmara Municipal de Moura em parceria com a Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura (ADC) e com Alto Comissariado para as Migrações (ACM), com o intuito de “promover a inclusão social e combater a pobreza e discriminação no nosso território”, conforme referiu à Planície a vereadora Lurdes Balola, já terminou e foi possível recolher alguns dados interessantes sobre a comunidade cigana do concelho de Moura, através de um inquérito.

Ao longo dos três anos de trabalho junto da população cigana, é referida na investigação que vivem 1128 ciganos no concelho de Moura, com 598 homens e 530 mulheres, existindo uma “elevada taxa de natalidade entre a comunidade cigana, com forte peso de crianças e jovens” e “reduzida presença de idosos devido a uma baixa esperança média de vida (inferior em cerca de 15 anos à da restante população”.

Os dados recolhidos no inquérito, mostram ainda que existem 281 famílias, em que 15,5% é constituída por casal, 10,5% por casal e dois filhos, 10,5% por casal e um filho e 9,7% por casal e três filhos.

No que diz respeito ao nível de escolaridade, entre os adultos com mais de 18 anos, 53% não possuem qualquer nível de escolaridade e destes, 32% são iletrados, 2% sabem ler e escrever sem nunca terem ido à escola e 19% não concluíram o 1º ciclo (4º ano). Os números revelam que neste campo, só 3% concluíram a escolaridade obrigatória (12º ano).

Fonte: Inquérito aos Agregados Familiares da Comunidade Cigana do Concelho de Moura – Projecto de Mediadores Municipais e Interculturais de Moura.