25.3.22

Boas Práticas para o Envelhecimento Ativo e Saudável premiadas na UAlg

in Barlavento

Primeiro Encontro de Boas Práticas para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Região do Algarve realizou-se no campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg).

A iniciativa foi promovida pelo Algarve Active Ageing A3, um consórcio criado entre a UAlg e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve sendo dinamizada pelo ABC – Algarve Biomedical Center na sexta-feira, dia 18 de março.

É um ecossistema que reúne mais de 80 organizações na ótica da hélice quadrupla: academia, governança, empresas e sociedade civil. Junta, assim, entidades que trabalham de forma colaborativa no desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto na população algarvia.

Foram submetidas 55 boas práticas por promotores e copromotores dos 16 municípios do Algarve, distribuídas pelas quatro categorias a concurso: Saúde (21 candidaturas), Território Inclusivo (nove candidaturas), Coesão e Participação Social (21 candidaturas) e Economia Grisalha (quatro candidaturas). As 55 boas práticas são implementadas na região por 167 parceiros e promotores.

Na categoria Saúde, foi selecionado o projeto «Reabilitar para a Vida», promovido pelo Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa; Câmara Municipal de Tavira; Câmara Municipal de Castro Marim; Câmara Municipal de Alcoutim; NOS; Samsung, Rotary Club Tavira e pelo Portugal Inovação Social e cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020; Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

Na categoria Território Inclusivo foi selecionado o projeto «+ Próximo», promovido pelo Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Câmara Municipal de Alcoutim e Ministério da Administração Interna.

Na categoria Coesão e Participação Social, foi premiado o projeto «Aldeia dos Saberes e dos Afetos», promovido pelo Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte, Junta de Freguesia de Alte, Câmara Municipal de Loulé, Escola Profissional de Alte e Farmácia Horta Figueiredo.

Na categoria Economia Grisalha, a escolha foi o projeto «Oficina Móvel Loulé Sénior – A Câmara Mais Perto do Cidadão», (promotores: Câmara Municipal de Loulé, Juntas de Freguesia (Almancil, Alte, Ameixial, Salir, Boliqueime, Quarteira, S. Clemente, S. Sebastião e União de freguesias Querença, Tor e Benafim).








Foram ainda anunciados os vencedores do Concurso de Fotografia «Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma». O Encontro contou com cerca de 160 participantes.