9.3.22

Quer combater a pobreza menstrual? Há uma petição pública para assinar

Por Notícias ao Minuto

A petição foi criada de forma a assinalar o Dia da Mulher, que se assinala amanhã, 8 de março.

Cristina Rodrigues lançou, esta segunda-feira, uma petição pública para que sejam implementadas medidas de combate à pobreza menstrual.

Com a criação desta petição, a ainda deputada não inscrita pretende os que os produtos de higiene íntima sejam gratuitos nos centros de saúde, no sistema prisional, nas escolas e nas associações de apoio a pessoas em situação de sem abrigo.

“São as mulheres em situação de sem-abrigo ou em situações de pobreza as mais vulneráveis a este problema, contudo, este não é um problema residual. Milhões de mulheres em todo o mundo confrontam-se com a dificuldade de acesso a produtos menstruais tendo, segundo a Plan Internacional, a situação piorado com a pandemia provocada pela Covid-19", refere, em comunicado.

A criação desta petição prende-se com o Dia da Mulher, que se assinala esta terça-feira, 8 de março. No comunicado enviado às redações, Cristina Rodrigues relembra ainda que este é um assunto já discutido noutros países, como a Nova Zelândia, França ou Escócia, que já implementaram ou vão implementar já este ano fornecimento de produtos.

O acesso universal a produtos de higiene íntima é direito defendido pela Organização das Nações Unidas desde um Desde 2014 que a Organização das Nações Unidas reconheceu que o o direito das mulheres terem. Segundo dados da organização, estima-se que uma em cada dez meninas faltem à escola quando estão menstruadas.